Sócia
A carioca Maíra Costa Fernandes é advogada, mestre em Teorias Jurídicas Contemporâneas, graduada e pós-graduada em Direitos
Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com quase duas décadas de dedicação à advocacia criminal, Maíra
trabalhou em escritórios renomados e, por 16 anos, integrou a banca de um dos mais prestigiados escritórios brasileiros de advocacia criminal.
Ela possui ampla experiência profissional e acadêmica em Direito Penal Econômico, destacando-se em casos de grande repercussão, como os maxiprocessos (grandes operações policiais). Em sua dissertação de mestrado, Maíra estudou profundamente a Operação Lava Jato, e, com frequência, concede
entrevistas e ministra palestras sobre o tema.
Maíra é professora convidada na PUC Rio, FGV Rio, Escola da
Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), Escola Superior de Advocacia – ESA/OAB-RJ, e na Escola de Criminalistas, de Porto
Alegre (RS). Ela coordena o Departamento de Novas Tecnologias e Direito Penal do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e preside a Comissão de Direito Penal Econômico da Abracrim-RJ.
Guilherme Furniel é advogado graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2015. Sua trajetória acadêmica inclui pós-graduação em Advocacia Criminal pela UERJ (2021), especialização em Direito Penal e Criminologia pelo ICPC/Uninter, além de certificação em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas.
Com uma carreira de seis anos na banca de um dos mais renomados escritórios de Advocacia Criminal do Brasil, Guilherme atuou como Coordenador de Prerrogativas da OABRJ junto à Polícia Federal, liderando uma equipe dedicada à defesa dos advogados que enfrentavam violações às suas prerrogativas em delegacias da PF.
Guilherme Furniel possui o DNA de responsabilidade, eficiência e acolhimento que caracteriza o escritório Maíra Fernandes Advocacia. Para ele, a advocacia criminal é uma verdadeira vocação. Sua atuação reflete o compromisso com a advocacia criminal e a busca por excelência em todas as etapas do processo.
João Vicente é doutorando e mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC-Rio, onde também se formou em Direito. Para complementar sua formação, concluiu uma pós-graduação em Direito Penal Econômico pela FGV-SP, uma das principais referências do país nessa área. Esse conhecimento fortalece sua atuação como vice-presidente da Comissão de Direito Penal Econômico da ABRACRIM-RJ, instituição reconhecida por sua longa trajetória na defesa dos advogados criminalistas no Brasil.
Além de sua destacada atuação na advocacia, João Vicente tem uma sólida trajetória acadêmica, sendo professor convidado de Direito Penal e Processo Penal no Instituto de Direito da PUC-Rio e em outras instituições. Ele também faz parte do Departamento de Amicus Curiae do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), onde participa ativamente de casos de grande relevância no Supremo Tribunal Federal, com ênfase em Direito Penal, Processo Penal e Direitos Humanos.
João Vicente carrega consigo um profundo compromisso com a justiça e os direitos humanos. Sua dedicação à advocacia criminal se reflete na elaboração de estratégias processuais precisas e na redação meticulosa de petições em casos complexos. Além disso, ele lidera com empenho o núcleo de atuação pro bono do escritório, reafirmando continuamente seu compromisso com a justiça social.
Felipe Vogas, advogado formado pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e pós-graduado em Direito Penal Contemporâneo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio).
Alice Mac Dowell, graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC – RIO) e pós graduanda em Advocacia Criminal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) .